Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Comissão Interna de Supervisão do PCCTAE

Área do conteúdo

MEC retoma comissão de supervisão da carreira de TAE

Data da publicação: 1 de dezembro de 2023 Categoria: CNSC, Notícias

Comissão Nacional de Supervisão da Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação acompanha implementação e proposição de alterações no plano de carreira

Fotos: Monalisa Resende/Sinasefe

O Ministério da Educação (MEC) realizou nesta terça-feira, dia 21 de novembro, a 1ª Reunião da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (TAE). Entre as atribuições do colegiado, está o acompanhamento da implementação e proposição de alterações no plano de carreira. 

O secretário-executivo adjunto do MEC, Gregório Grisa, fez a abertura da Reunião. Ele destacou o papel do colegiado para acompanhar e avaliar a implementação do plano de carreira da categoria. “Esse momento faz parte de todo o esforço do governo federal para retomar as instâncias de participação social. É uma sinalização de que a atual gestão prioriza os servidores públicos. Depois de um período complicado, no qual o serviço público foi taxado como inimigo, temos a retomada do diálogo com os trabalhadores. Não vamos concordar em tudo, é normal, mas o espírito público pressupõe que tenhamos essas instâncias ativas”, ressaltou. 

O colegiado está previsto na Lei n. 11.091/2005, que dispõe sobre o plano de carreira dos cargos técnico-administrativos em educação, e foi regulamentado pela Portaria MEC n. 655/2005. A Comissão, instalada em 2005, foi descontinuada em 2015. Porém, em outubro de 2023, a Portaria MEC n. 1.934 formalizou a nova composição.  

O colegiado é composto por: quatro representantes do MEC, sendo dois da Subsecretaria de Gestão Administrativa (SGA), um da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) e um da Secretaria de Educação Superior (Sesu); quatro representantes dos dirigentes das instituições federais de ensino vinculadas ao MEC — Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) —; e oito membros indicados pelas entidades representativas da categoria, sendo cinco da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra) e três do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe). 

A pauta da 1ª Reunião incluiu: a eleição do coordenador e coordenador adjunto do colegiado; a deliberação sobre o funcionamento da Comissão e a avaliação sobre a necessidade de atualização do Regimento Interno; e o mapeamento das principais demandas do colegiado. 

“A retomada desse processo é fundamental para amadurecermos com as entidades a possibilidade de aperfeiçoamento das carreiras, para receber deles as demandas que são do cotidiano de trabalho, os problemas, e instaurar uma agenda de trabalho mais frequente da comissão. Temos a expectativa de que a comissão agora instituída, com seus membros titulares e suplentes, possa nos dar subsídios, propondo o aperfeiçoamento da carreira”, explicou Gregório Grisa. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria Executiva – Telefone: (0xx 61) 0800-616161

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo